Começa hoje a 16.ª edição da Feira Internacional da Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow) no município de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A Agrishow é considerada a maior feira do agronegócio da América Latina e se encerra no próximo sábado. Quem for visitar a feira vai encontrar diversas novidades tecnológicas para o meio e os organizadores estão confiantes com a possibilidade de que bons negócios serão feitos nesse período.

continua após a publicidade

Uma das empresas presentes no evento é a Ar Condicionado Automotivo (ACA), de Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. A empresa está desenvolvendo peças para ar- condicionado em colheitadeiras e grandes máquinas, um mercado ainda pouco explorado no Brasil. No estande da empresa, haverá pessoas ligadas ao desenvolvimento de produção, que vão pesquisar as máquinas atuais para poder desenvolver com rapidez as peças a serem utilizadas.

De acordo com o diretor da ACA, Cláudio Dumke, quando esse aparelho estraga, o proprietário da máquina precisa ir até a fábrica para comprar a peça para o conserto. O objetivo da ACA então é fabricar esse material para ser vendido em oficinas mecânicas e concessionárias, facilitando o trabalho do proprietário.

A empresa teve a ideia de explorar esse mercado por iniciativa de seus consumidores. “Essa realidade foi trazida pelos próprios clientes que estavam em busca de novos componentes e sistemas de ar condicionado”, diz o executivo.

continua após a publicidade

Para Dumke, o ar-condicionado deixou de ser um luxo exclusivo dos veículos urbanos. “Não é mais nenhum luxo. Ao contrário, o uso de cabines climatizadas nesse segmento tornou-se uma necessidade. Elas propiciam ao operador da máquina um conforto e boa condição para se trabalhar, independente das variações climáticas. Isso acaba refletindo no trabalho, ganhando em produtividade”, encerra.