Feira faz de Apucarana capital nacional do boné

A cidade de Apucarana, no Norte do Paraná, abriu ontem a 1.ª Expoboné, evento que reúne toda a cadeia produtiva da indústria de bonés, brindes e acessórios do Brasil. Conhecida como a ?capital nacional do boné?, Apucarana produz em média cerca de 4 milhões de unidades por mês, atualmente 50% da produção nacional.

Segundo o secretário estadual da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, o município paranaense é considerado como Arranjo Produtivo Local (APL) e parte agora para a promoção das exportações. ?A expectativa dos fabricantes é de que, até 2008, 10% da produção seja vendida para o mercado externo?, afirma.

As cerca de 200 empresas do setor – acrescenta Moreira Filho – estão unidas neste APL de Bonés e já contam com faturamento mensal estimado em R$ 10 milhões. Ainda de acordo com o secretário, entre as iniciativas de promoção do setor no exterior está a confecção de bonés exclusivos para a ?Semana do Paraná na França?, evento marcado de 6 a 16 de agosto em Paris.

União

Maria Isabel Lopes, diretora da Associação Comercial de Apucarana, afirma que a união dos empresários é o melhor caminho para o setor. ?Tanto o mercado nacional quanto o internacional precisam ser trabalhados e o segmento tem tudo para expandir?, opina.

Marlon Faleiros Nolli, diretor da Assibbra (Associação dos Fabricantes de Bonés e Brindes de Apucarana) aponta para questões de competitividade sobre o mercado internacional. ?Separados não temos poder de negociação e nem conseguimos a visibilidade necessária para competir?, conta.

Para o coordenador estadual de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, o envolvimento de entidades parceiras com o APL – a exemplo do governo do Estado e entidades privadas – garantem sustentação para o arranjo. ?Parcerias propiciam infra-estrutura, inovação tecnológica, acesso a linhas preferenciais de crédito, além das condições de bom gerenciamento para as empresas?, conclui.

Feira

A Feira Nacional dos Fornecedores de Matérias-Primas para a Indústria de Bonés, Brindes e Acessórios Expoboné 2005 também será uma oportunidade para a apresentação de máquinas e novos produtos para a produção de bonés. Paralelo a feira, acontece a 1.ª Convenção Brasileira dos Fabricantes de Bonés, Brindes & Acessórios, com palestras sobre tendências de moda e marketing para estabelecimentos comerciais do setor, oficinas e cursos para profissionais. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo