Oportunidade

Feira em Curitiba mostrará as melhores franquias

Montar o próprio negócio e investir com segurança. É o que propõem dezenas de franqueadores que trazem suas experiências para a 9.ª Franchising Fair -Feira Nacional de Franquias, que acontecem em Curitiba, a partir da próxima quinta-feira (13). O evento apresenta os melhores caminhos para quem já dispõe de capital e não tem a confiança necessária para por a mão na massa.

Para o evento, que acontece no Centro de Eventos da FIEP, são esperados cerca de cinco mil visitantes. Além das mais procuradas redes de franquias, a feira também traz uma programação de palestras gratuitas sobre o perfil das marcas e dos investidores, direitos do franqueado e do franqueador, e como adquirir uma franquia.

Segundo o com o diretor da feira, Ademar Pahl, a Franchising Fair é na verdade uma vitrine de oportunidades de negócio para investidores, empreendedores, empresários e pessoas interessadas em ter o próprio negócio.

Pahl lembra que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2009, o setor alcançou um faturamento de R$ 63 bilhões, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior.

O Paraná reúne 6% das unidades franqueadas no Brasil, estando em quarto lugar no ranking nacional, além de ser a sede de 8% das matrizes das marcas franqueadoras, ficando em terceiro lugar entre os estados brasileiros.

Segundo Ademar Pahl, para este ano, estão mais evidentes as franquias dos setores de alimentação, prestação de serviços e cosméticos. A feira oferece oportunidades de negócios a partir de R$ 18 mil, como é o caso da rede de cursos profissionalizantes “Prepara Cursos”, e da prestadora de serviço de limpeza e conservação “Uniclean Brasil Express”, especializada em limpeza de cortinas e sofás. “Para os investidores mais robustos, há opções de franquias que chegam a R$ 400 mil, como é o caso do Restaurante Manjericão”, revela.

A feira também conta com opções de marcas mais consolidadas, como a Restaura Jeans, cujo valor inicial para abrir uma loja está na casa dos R$ 75 mil, e a marca de cosméticos e perfumaria Cazo, para a qual é necessário um investimento inicial de R$ 40 mil.

Entre as novidades, está a marca “Boutique de Rua”, do setor de vestuário feminino. “É uma loja ambulante, montada em uma van. O franqueado vai até o cliente, e fica isento do custo com ponto comercial, aluguel e outros”, descreve o diretor da feira.

O pavilhão onde acontece a 9ª Franchising Fair ficará aberto das 8h às 18h e no sábado, das 14h30 às 16h30. Os ingressos custam R$ 10,00 e dão direito a acompanhar a programação de palestras. Mais informações no site www.franchisingfair.com.br.
Números

Segundo a ABF, no ano passado surgiram 264 novas redes, um aumento de 19,1%, totalizando 1.643 marcas à disposição de pequenos, médios ou grandes investidores. Já o número de unidades (pontos-de-venda de serviços ou produtos), saltou de 71.954 para 79.988, um aumento de 11%.

A previsão da ABF é de que em 2010 o faturamento do setor cresça 16%. Em número de novas marcas a expectativa é um aumento de 8 a 10%, já em número de unidades essa variação pode ficar entre 10 e 12%.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo