A 1ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional de Curitiba oferecerá mais de 6.000 vagas de empregos e mais de 18 mil vagas em cursos de capacitação e formação. A feira será realizada em tendas instaladas na praça Osório e no calçadão da Rua XV de Novembro, nos dias 1.º e 2 de maio, em comemoração ao Dia do Trabalho.

continua após a publicidade

Até esta sexta-feira (24), a feira recebeu a inscrição de 83 instituições, entre empresas de recursos humanos e intermediação de mão de obra, instituições de ensino superior e especializadas em capacitação profissional, entidades do Sistema S (Senai, Sesc, Sest e Sebrae), sindicatos e grandes empresas, além das secretarias municipais do Esporte e Lazer, da Saúde, da Educação, do Trabalho e Emprego e a Fundação de Ação Social (FAS).

“Tivemos um grande retorno das empresas e esperamos fazer história no Dia do Trabalho em Curitiba e, graças ao esforço coletivo do setor público, das empresas e organizações não-governamentais, pretendemos dar emprego a muita gente”, diz o secretário municipal do Trabalho, Jorge Bernardi.

O Banco Nacional de Empregos, empresa com atuação nacional, vai levar à feira aproximadamente 1.000 vagas nas áreas operacional, administrativa e gerencial, oferecidas por clientes da empresa em Curitiba e região. “Esta é uma iniciativa ótima, porque reúne quem oferece a vaga e quem pode fazer a qualificação”, diz o gerente do BNE, José Luiz Tortato. “Esperamos que nossos clientes consigam fechar a grande maioria das vagas que estão em aberto”, acrescenta.

continua após a publicidade

Outro representante do segmento é o Grupo Seguridade, que levará 500 vagas nas áreas de segurança, limpeza, serviços de conservação e também na área de recursos humanos. “Pretendemos captar um grande número de currículos de pessoas de Curitiba e Região Metropolitana e aproveitar para divulgar a empresa, porque sempre há um grande número de vagas disponíveis, principalmente na área operacional e de call-center”, diz a coordenadora administrativa da Seguradora RH, Paula Freitas.

O supermercado Condor vai levar para a feira 600 vagas. “Em torno de 450 empregos são para a nova loja e o restante, para as vagas que são abertas normalmente na rede”, explica Annelise Marcengo, da área de treinamento e desenvolvimento da empresa.

continua após a publicidade

300 vagas para portadores de deficiência

A Universidade Livre para a Eficiência Humana participará da feira apresentando em torno de 300 vagas para pessoas portadoras de deficiência. Orientada e mantida por empresas preocupadas com a inclusão de pessoas com deficiência, a Unilehu serve como elo de aproximação e facilitação das ações do setor público, privado e organizações não-governamentais. Entre os parceiros da instituição estão empresas como o banco HSBC, a telefônica GVT, a Eletrolux e o grupo RPC de comunicação.

De acordo com Andrea Koppe, presidente da Unilehu, de acordo com a legislação em vigor, que obriga a contratação de pessoas portadoras de deficiência em empresas com mais de 100 empregados, existem pelo menos 18.000 vagas, apenas em Curitiba. “A cada mês temos em torno de 150 novas vagas para capacitação. Algumas delas são para projetos de cursos de qualificação com vínculo empregatício direto com empresas parceiras, que é o caso da GVT”, afirma Andrea. “Vamos aproveitar para divulgar nossa entidade, aproveitando esta excelente iniciativa da Prefeitura, que faz um grande papel de articulação social”.