Feira de estágios da UTFPR reúne 27 empresas

Quem procura um estágio e a entrada no mercado de trabalho tem uma boa oportunidade na 9.ª Feira de Estágios e Empregos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O evento acontece entre hoje e quinta-feira, das 10h às 20h no campus Curitiba (Avenida Sete de Setembro, 3.165, centro). Vinte e sete empresas vão oferecer vagas, divulgar informações sobre cargos e fazer recrutamento de pessoal. A feira está aberta para toda comunidade, com entrada gratuita.

As empresas – muitas delas de Recursos Humanos – promovem o cadastramento em bancos de talentos, atualmente muito usados para o preenchimento de vagas de estágio e de trabalho efetivo.

É muito grande a procura por estagiários e por egressos nas áreas ligadas à tecnologia, segundo o professor Nicolau Afonso Barth, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR. Somente no ano passado, dos 8 mil alunos da instituição, dois mil foram contratados para estágio.

Apesar do candidato ao estágio ainda estar em fase de aprendizado, as empresas cada vez mais fazem exigências na hora da seleção. “Além do curso específico, as empresas observam aspectos comportamentais, atitude, iniciativa.

A pessoa ainda precisa saber se comunicar no ambiente de trabalho. Também se exige mais o idioma e o domínio de informática”, explica Lucimara Nascimento, coordenadora de talentos e estágios do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade ligada ao Sistema Indústria e que também vai participar da feira da UTFPR.

O estágio pode se tornar um posto definitivo dentro da empresa, dependendo do desempenho no período de aprendizagem. O tempo máximo de estágio é de dois anos, considerado suficiente para o domínio de aspectos técnicos e da cultura da empresa. “Algumas empresas também reservam vagas para a contratação de estagiários. Temos bons exemplos desta sequência”, comenta Nascimento.

Um exemplo disto é a estudante do curso de Tecnologia em Gestão Comercial Elétrica na UTFPR, Ana Paula dos Santos, de 23 anos. Há dois anos e meio ela conseguiu um estágio na empresa Reymaster, distribuidora de materiais elétricos com sede em Curitiba. Ana Paula hoje trabalha como funcionária efetiva no cargo de assistente de compras, função ligada ao curso dela.

“Eu estava trabalhando em uma área completamente diferente e eu precisava também cumprir a carga horária obrigatória de estágio. Hoje sou funcionária”, afirma. Ela conseguiu a vaga de estágio por meio da feira da UTFPR, onde se forma ainda neste ano.

Se você tiver críticas ou sugestões, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna