Peças decorativas, como vasos e cachepôs, jogos de jantar, jogos de café e linhas completas de cozinha para utilização em fornos de microondas, lava-louças e freezers podem ser encontradas na 11.ª edição da Feira Nacional da Louça de Campo Largo. O evento, que teve início ontem, vai até o próximo dia 15 e deve receber mais de 70 mil pessoas, entre moradores da região e turistas.

Em um espaço de 800 m2, no ginásio de esportes de Rondinha (“Polentão”), 43 empresas campolarguenses estão expondo seus produtos a preços de fábricas. Setenta por cento dos expositores são do ramo da cerâmica e o restante de outros produtos. “O Brasil tem três grandes fabricantes de cerâmica, sendo que dois deles estão em Campo Largo. No município, existem 37 empresas, entre pequenas e grandes, que trabalham com louça”, explica o presidente do Sindicato da Louça, Porcelana e Vidros do Estado do Paraná, José Maria Benedicto de Arruda Botelho.

Segundo José, a feira, já tradicional na região, é uma ótima oportunidade dos empresários mostrarem seu trabalho e seus lançamentos. “Muita gente vem de fora apenas para apreciar a feira. O evento é uma das grandes atrações de Campo largo”, diz. Algumas das pessoas que vão até o local se encantam com os produtos e, mesmo ainda estando no mês de setembro, começam a comprar presentes de final de ano. “Todos os anos, os expositores recebem muitas encomendas para o Natal”.

Benefícios

As empresas fabricantes de louça de Campo Largo oferecem cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos. O setor é responsável pelo recolhimento de 50% do ICMS da região. Na produção, fabrica 90% da porcelana de mesa nacional, 30% da cerâmica de mesa e 50% da porcelana para eletrônicos e eletromecânica. Anualmente, estima-se que a produção chega a 450 milhões de peças. O município exporta para os mercados da Europa, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Caribe, México, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Serviço: 11ª Feira Nacional da Louça de Campo Largo. Local: Ginásio de Esportes de Rondinha (no quilômetro 20 da BR-277, acesso pelo primeiro viaduto para Campo Largo, retorno sentido Curitiba, ao lado da Igreja São Sebastião). Quando: até 15 de setembro. Horário: das 16 às 22h (em dias úteis) e das 10 às 22h (sábados e domingos).

continua após a publicidade

continua após a publicidade