O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) está tornando a fusão de bancos menores um pouco mais simples. Ao aprovar a união de duas instituições nesta quinta-feira, o BC dos EUA facilitou o aval para o negócio sem uma análise rigorosa sobre se a companhia resultante representaria um risco para a estabilidade do sistema financeiro.
A mudança não deve, porém, gerar uma série de negócios similares. Mas ela ocorre em meio a esforços para tornar a vida mais simples para os bancos menores, enquanto o governo do presidente Donald Trump avalia a retirada de regulações do setor financeiro.
A mudança do Fed ocorreu na fusão entre o People’s United Financial e o Suffolk Bancorp. Pelo regime antigo, seria necessária uma análise completa do banco resultante, para determinar se essa nova corporação poderia representar uma ameaça a todo o sistema financeiro dos EUA. Mas o Fed aprovou o negócio sem a análise, com o argumento de que a experiência mostrou que as propostas que envolvem a aquisição de menos de US$ 10 bilhões em ativos, ou que o resultado em uma companhia com menos de US$ 100 bilhões em ativos totais, geralmente não criam instituições que representam riscos sistêmicos. Fonte: Dow Jones Newswires.