O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, Banco Central dos EUA) Alan Greenspan disse que a instituição deve ser cuidadosa para não flexibilizar as taxas de juro muito agressivamente, por conta do risco de "reaparecimento da inflação". Em entrevista ao Financial Times, Greenspan previu queda acentuada nos preços dos imóveis norte-americanos.

continua após a publicidade

Segundo Greenspan, a desaceleração nos preços dos imóveis nos EUA "será maior do que a maior parte das pessoas espera". Ele disse que os preços dos imóveis provavelmente já estão em cerca de 2% a 3% abaixo do pico, em termos nacionais. Greenspan afirmou que a recente turbulência dos mercados financeiros foi "um acidente previsto".

O ex-presidente do Fed sempre tratou a distorção do mercado imobiliário como "espuma", nunca se referindo a ela como uma bolha. Seu sucessor, Ben Bernanke, também evita a palavra bolha. Agora, na entrevista ao Financial Times, Greenspan disse que espuma "era um eufemismo para bolha". Mas acrescentou que ainda considera espuma – uma coleção de bolhas – a melhor descrição, por conta da variação da apreciação dos preços dos imóveis em diferentes locais. "todas as bolhas da espuma levam a uma bolha agregada.

continua após a publicidade