O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) deu mais um passo não convencional para tentar estimular a economia norte-americana, afirmando que vai aumentar a fatia de Treasuries de longo prazo de sua carteira em US$ 400 bilhões até junho de 2012, em um esforço para tornar o crédito mais barato e impulsionar gastos e investimentos. Para manter as taxas de hipotecas baixas, o Fed também disse que vai reinvestir os recursos dos ativos lastreados em hipotecas e das dívidas das agências que vencerem em ativos hipotecários.
Três dos dez membros votantes se opuseram à ação no fim da reunião de dois dias do comitê de política monetária do Fed, o Fomc, colocando, mais uma vez, em destaque as divisões dentro do banco central. O Fed disse que venderá US$ 400 bilhões em bônus de curto prazo e reinvestirá em títulos do Tesouro que vencem entre seis e 30 anos, confirmando as expectativas do mercado quanto à reativação da chamada Operação Twist, utilizada nos anos 1960, segundo o site MarketWatch.
O BC norte-americano deixou a taxa dos Fed Funds entre 0% e 0,25% e reiterou o compromisso, anunciado em agosto, de que manterá os juros excepcionalmente baixos até meados de 2013. O Fed afirmou ainda que “o crescimento econômico continua lento” e que a inflação ficará abaixo do nível consistente com seu duplo mandato. As informações são da Dow Jones.