Os bancos centrais dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Europa anunciaram, na manhã desta quarta-feira (8), a redução da taxa básica de juros em suas respectivas regiões.
O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reduziu o juro básico no país em 0,50 ponto porcentual para 1,5% ao ano. Desde junho deste ano, a taxa básica de juros americana vinha sendo mantida em 2% ao ano, após sete reduções consecutivas, iniciadas em setembro do ano passado.
O Banco da Inglaterra (BoE, o banco central inglês) reduziu também em 0,50 ponto porcentual, para 4,5% ao ano, o juro básico no Reino Unido. A autoridade monetária disse, porém, que o corte do juro não resolverá problemas financeiros.
Por fim, o Banco Central Europeu (BCE), reduziu para 3,75% ao ano o juro básico na zona do euro (15 países europeus que compartilham a moeda), de 4,25% ao ano. Na semana passada, em reunião ordinária da autoridade monetária, o juro básica na região havia sido mantido em 4,25% ao ano pela terceira vez seguida.