FecomercioSP: paulistano fica menos confiante em maio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano caiu 6,2% em maio, para 146 pontos, informou nesta sexta-feira, 24, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Em abril, o indicador tinha registrado 155,6 pontos, em uma escala na qual 0 significa pessimismo total e 200 pontos, otimismo total. A queda foi a terceira consecutiva.

De acordo com a FecomercioSP, os recuos na confiança do consumidor paulistano são reflexo do aumento nos preços e da percepção de que a atividade econômica está em desaceleração, duas variáveis que, segundo a entidade, são incorporadas pelos consumidores em suas expectativas.

Tanto o Índice de Condições Econômicas Atuais (Icea) quanto o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC), que compõem o ICC, apresentaram queda em suas avaliações. O Icea caiu 5,2%, ao passar de 153 pontos em abril para 145,1 pontos em maio. O destaque no subíndice foi a redução de 15% na confiança dos consumidores com renda superior a dez salários mínimos, que caiu de 162,9 pontos para 138,4 pontos.

No IEC, a queda verificada foi de 6,9%, ao passar de 157,3 pontos em abril para 146,5 pontos em maio. Nesse subíndice, a FecomercioSP destacou a queda da expectativa dos consumidores com idade superior a 35 anos, com baixa de 9,4% (de 151,2 para 137 pontos). A entidade também citou o recuo de 8,2% (de 158,7 pontos para 145,7 pontos) na queda da confiança dos consumidores com renda inferior a dez salários mínimos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna