O varejo paulista alcançou faturamento de R$ 45,6 bilhões em novembro do ano passado, um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2012. Já na comparação com outubro, o resultado de novembro passado foi de queda de 0,5%. Os dados constam na Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), divulgada nesta terça-feira, 04, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O levantamento é feito em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).
No acumulado de 2013 até novembro, a receita real de vendas do setor subiu 4,2%, alcançando a marca de R$ 456,8 bilhões. De acordo com a FecomercioSP, apesar do resultado de novembro ser positivo, “ainda não é possível vislumbrar, no horizonte de curto prazo, um cenário otimista para o varejo em 2014”. “Parte do crescimento apurado no período está pautado em uma base fraca de comparação – e não propriamente uma curva sustentada do consumo”, explicou a Fecomércio em nota.
A entidade destaca ainda a queda na confiança do consumidor e a aceleração da inflação como fatores que tendem a estimular a manutenção de um ritmo fraco na atividade econômica doméstica em 2014.
Segundo a pesquisa, em novembro, os setores que tiveram as maiores altas anuais foram os de materiais de construção (19,9%); de concessionárias de veículos (15,7%); e de eletrodomésticos e eletrônicos (12,7%). Já os supermercados, que representam a maior fatia do varejo, registraram alta de 10,2% no faturamento de novembro, frente ao mesmo mês do ano anterior.
O único ramo de atividade que teve queda no período foi o de loja de departamentos. O faturamento do segmento recuou 23%, frente a novembro de 2012. “O resultado contribuiu para uma queda acumulada, nos onze meses do ano, de 17,2%, o pior desempenho entre todos os segmentos”, destacou a FecomercioSP.