O setor de varejo na região metropolitana de São Paulo registrou faturamento de R$ 8,8 bilhões em janeiro, aumento de 6,6% em relação ao mesmo mês de 2010. O resultado foi puxado pelas categorias de Lojas de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos e de Comércio Eletrônico, que tiveram crescimento de 42,4% e 27,4%, respectivamente. Os dados são da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), feita em parceria com a e-bit.
A Fecomercio-SP destaca que o resultado da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) indica um “bom nível” de consumo para 2011, principalmente se for levado em conta o fato de a massa salarial real estar em elevação – 2,8% superior a de janeiro de 2010, segundo a entidade – e o alto nível de ocupação na região metropolitana. “São fatores que têm se mostrado mais decisivos para determinar o consumo do que a taxa de juros, que apesar de crescente não tem reduzido o acesso ao crédito”, avalia a entidade.
O crescimento foi verificado em todos os ramos, com exceção de Lojas de Departamento e de Vestuário, nas quais as vendas caíram 0,4% e 4,2%, respectivamente, ante janeiro do ano passado.
Já se comparado a dezembro de 2010, o faturamento de janeiro apresentou queda nos setores Lojas de Departamentos (-19,7%); Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (-30,5%); Vestuário (-51,4%). Para a Fecomercio-SP, porém, a retração é “natural dado o estímulo ao consumo inerente ao mês do Natal”.
Sobre o crescimento superior das lojas de eletrodomésticos ante as vendas pela internet, a Fecomercio-SP informou que, apesar de o comércio online ser cada vez mais comum, o consumidor ainda prefere analisar o produto na loja antes de comprar bens duráveis, como os de linha branca.