A Federação do Comércio do Paraná, através da Câmara do Comércio Exterior, em parceria com o Consulado da Argentina e o Governo do Estado, está organizando uma missão institucional e comercial para a Argentina. A viagem será nos dias 1º e 2 de agosto e tem por objetivo incrementar investimentos, parcerias e geração de negócios entre o Paraná e o país vizinho.

continua após a publicidade

A comitiva será composta por empresários e entidades representativas dos segmentos de alimentos e bebidas, autopeças, materiais de construção, agronegócios e eletrônicos. O grupo será coordenado pelo presidente do Sistema Fecomércio Sesc Sena Paraná, Darci Piana, e vai contar com a presença do governador do Paraná, Beto Richa. Participarão também os secretários Pepe Richa (Infraestrutura), Cássio Taniguchi (Planejamento), Ercílio Santinoni (Indústria e Comércio), Luiz Carlos Hauly (Fazenda) e Norberto Ortiga (Agricultura).

A programação da missão inclui uma audiência do governador Beto Richa com autoridades da Argentina, palestras e rodadas de negócios. Os encontros de trabalho serão realizados no Palácio San Martín, em Buenos Aires.

A Argentina é o segundo maior parceiro comercial do Paraná. Em 2010, a soma das exportações e importações foi de US$ 3.3 bilhões, um acréscimo de 52% em relação ao ano anterior.

Segundo Darci Piana, missões empresariais como essa contribuem para ampliar a participação do Estado no contexto mundial. “A Federação do Comércio possui um excelente relacionamento com consulados e mais de 20 câmaras de comércio exterior de diversos países. Buscamos, com esses parceiros, estimular um comércio equilibrado e competitivo”, afirma. Piana também é o coordenador empresarial brasileiro do Foro Consultivo Econômico e Social do Mercosul (FCES).

Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio

A Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio promove encontros empresariais e missões econômicas que possibilitam a integração cultural e comercial com todos os países de representatividade no Paraná.

A missão empresarial é uma retribuição à visita de empresários argentinos, que vieram ao Paraná no ano passado para uma rodada de negócios. Aproximadamente 190 empresários, entre argentinos e brasileiros, participaram do evento multissetorial promovido pela Câmara da Fecomércio.

Balança Comercial

O fechamento da balança comercial no primeiro semestre de 2011 contabiliza U$ 1,5 bilhão e revela que a expansão nos negócios entre o Paraná e a Argentina deve continuar, com ampliação de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi registrado nas importações de produtos argentinos, que tiveram alta de 32% de janeiro a junho.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), os veículos, peças e acessórios automotivos representam praticamente metade das exportações e importações, com uma fatia de 55%. O Paraná também exporta papel e combustíveis e compra trigo, cevada, alhos e azeitonas.

Com informações da Fecomércio.

continua após a publicidade