Fecomercio: faturamento do varejo desacelera em maio

O faturamento do comércio varejista da região metropolitana de São Paulo cresceu 2,7% em maio ante abril e registrou queda de 3,8% em comparação a maio de 2010, segundo pesquisa divulgada hoje pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio). No acumulado de janeiro a maio deste ano, o faturamento do varejo teve queda de 0,4% em relação a igual período do ano passado.

Entre os setores analisados pela pesquisa da Fecomercio, o de vestuário, tecidos e calçados foi o que apresentou maior elevação do faturamento em maio ante abril, com alta de 33,6%. Segundo a entidade, a expansão foi impulsionada pelas vendas para o Dia das Mães e pela chegada de uma nova coleção de peças para o inverno. Em relação a maio de 2010, o resultado desse setor cresceu 10,7%.

Em seguida, as maiores altas verificadas em maio ante abril são dos setores de comércio automotivo (14,4%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (10,5%), material de construção (7,2%) e comércio eletrônico (0,6%).

Já a queda no faturamento do comércio varejista em maio ante o mesmo mês de 2010 foi puxada por um recuo forte no desempenho de quatro setores: lojas de material de construção (-29,4%), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (-22,6%), móveis e decorações (-19,3) e lojas de departamento (-11,7%).

A Fecomercio faz a ressalva de que a queda porcentual se justifica, em parte, pela comparação com uma base elevada do ano passado. No caso dos eletrônicos, por exemplo, a procura foi maior no ano passado, especialmente entre TVs, pela proximidade das transmissões da Copa do Mundo.

A entidade afirma também que as medidas de restrição do crédito adotadas pelo governo tiveram forte impacto no faturamento das empresas em maio e que, apesar do crescimento da renda e do emprego, o primeiro semestre deve terminar com resultados no mesmo patamar que os de 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo