“O comerciante do Paraná não tem muito a comemorar nesta data. Estamos lutando – como os demais segmentos da economia brasileira – pela redução da carga tributária e acompanhando de perto o desenrolar de algumas reformas patrocinadas pelo governo federal, nas áreas tributárias, fiscal e trabalhista”. Esta foi a opinião manifestada pelo presidente da Federação do Comércio do Paraná, Darci Piana, pela passagem, hoje, do Dia do Comerciante.
Piana, empossado em junho passado na presidência do Sistema Federação do Comércio, que abrange o Sesc e o Senac, considera importante a conscientização do empresário do comércio e serviços para a necessidade de se unir para enfrentar os problemas: “Realizamos, através do Sesc, um trabalho social muito importante para o trabalhador do comércio do Paraná, e através do Senac distribuímos cursos profissionalizantes por todos os pontos do Estado”. Porém, continua ele, o empresário do setor ainda é muito sacrificado pelos altos juros que paga no sistema financeiro para sustentar o seu empreendimento.
“Vamos estimular os sindicatos filiados à Federação do Comércio a se unirem em cooperativas de crédito, a forma mais fácil de reduzir os juros, sugerida inclusive pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em recente pronunciamento”, continua Piana. Em todo o Paraná, são 54 sindicatos filiados à Fecomércio.