O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Fábio Barbosa, disse nesta terça-feira (25) após audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que fez uma apresentação ao ministro do programa criado pela entidade, e já disponível na internet, que permite a comparação de tarifas bancárias de um grupo de bancos ligados à entidade. "Viemos explicitar a transparência que o setor bancário tem procurado dar à cobrança de tarifas", disse Barbosa referindo-se ao programa "Star".
Questionado sobre os estudos da equipe econômica para editar uma resolução que discipline a cobrança de tarifas bancárias, ele disse que não tem informações sobre esse estudo. Barbosa afirmou que sua meta à frente da entidade é incentivar a auto-regulamentação do setor para disciplinar o valor das tarifas cobradas pelos bancos nas prestações de serviços aos seus clientes. "Com isso, queremos mostrar que um ponto fora da curva não é uma distorção de todo o sistema", disse Fábio Barbosa, ao reconhecer que, de fato, existe uma variação "muito grande" entre valores de tarifas.
Barbosa disse ainda que o trabalho da Febraban difere do realizado pelo Banco Central porque o estudo do BC não tem uma linguagem simples e de fácil aprendizado por parte da população. O programa da Febraban está disponível no endereço www.febraban.com.br.