Fazenda espera aprovar regras para cartões em maio

O Ministério da Fazenda avalia que as primeiras medidas para a regulamentação das tarifas de cartões de crédito serão aprovadas na reunião de maio do Conselho Monetário Nacional (CMN). Essas primeiras medidas, classificadas como “pontuais”, visam dar mais transparência para o consumidor em relação ao custo das tarifas dos cartões, com uma padronização que permita comparação.

Paralelamente, na reunião de abril do CMN, marcada para quinta-feira (dia 29), será apresentado o relatório final sobre a indústria do setor, preparado em conjunto pelo Banco Central e ministérios da Fazenda e Justiça.

Segundo a secretária-adjunta de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Priscilla Santana, a expectativa é a de que, na reunião de maio do CMN , já seja possível aprovar algumas das medidas relacionadas à maior transparência que não necessitam de mudança de lei. O governo enviar um projeto de lei ao Congresso garantindo ao CMN e ao Banco Central poderes para regulamentar a indústria de cartões.

“Temos dois conjuntos de ações. As medidas pontuais para dar mais transparência e o projeto de lei”, explicou a secretária. Ela negou que o Ministério da Fazenda tenha ficado de fora das negociações fechadas hoje, já que o ministro Guido Mantega não estava em Brasília. “O ministro ficou inteirado de tudo”, afirmou Priscilla Santana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo