Fazenda atualiza norma que trata da autorização do Seguro de Crédito à Exportação

O Ministério da Fazenda atualizou a norma que delega ao titular da Secretaria de Assuntos Internacionais da pasta (Sain) a competência de autorizar a concessão de garantia do Seguro de Crédito à Exportação, com recursos do Fundo de Garantia à Exportação (FGE). O novo texto destaca, entre as competências do secretário, a de autorizar a concessão de garantia de seguro de crédito interno com recursos do FGE para o setor de aviação civil e para a produção de Produto Estratégico de Defesa.

A nova regulamentação está publicada em portaria no Diário Oficial da União. Segundo o texto, a Sain deverá, anualmente, até o terceiro mês após o término do exercício financeiro, prestar contas das autorizações concedidas. A Secretaria também ficará designada mandatária da União para cobrança judicial e extrajudicial, no exterior, dos créditos da União decorrentes de indenizações pagas, no âmbito do Seguro de Crédito à Exportação, com recursos do FGE.

A portaria ainda autoriza a Sain a contratar instituição habilitada a operar o Seguro de Crédito à Exportação, a contratar a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), para a execução de todos os serviços relacionados ao fundo, e a contratar advogado de comprovada conduta ilibada, no País ou no exterior, para cobranças no exterior de créditos da União.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo