O brasileiro, como sempre, parece que vai deixar para a última hora a compra do presente para o Dia dos Pais. ?As vendas só decolam nos últimos dias que antecedem a data?, diz o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, constatando que o comércio ainda não sentiu aumento nas vendas em função da data. Alguns segmentos – caso dos telefones celulares – por conta de um trabalho intensivo de marketing, estão conseguindo melhoras antecipadamente.
Outros segmentos que vão registrar aumento nas vendas, segundo constatação de pesquisas realizadas pela Federação do Comércio do Paraná, são os de máquinas fotográficas digitais, perfumaria, vestuário e calçados. ?As vendas via internet, o e-commerce, também vai contribuir para elevar o faturamento alusivo à data?, diz o presidente da entidade. Neste ano, devem predominar as vendas de produtos com valores médios de R$ 100.
Para Élcio Ribeiro, da Associação Comercial do Paraná, as liquidações de inverno prometem aquecer as vendas para o Dia dos Pais. Segundo projeção feita pela ACP junto aos lojistas, as vendas devem crescer 5% este ano em relação ao mesmo período do ano passado, em contraste com a Federação do Comércio, que fala em crescimento de 3%. ?Cabe destacar que a base sobre a qual se dará o crescimento de 2005 já vem de uma expansão de 4% em 2004?, acentua Piana.
Alguns fatores extra-econômicos podem se refletir nas vendas do comércio. O quadro conjuntural político, por exemplo, repercute sobre o consumidor, que vem demonstrando nos últimos dias pouca intenção de investir em produtos de valor expressivo.
Enquanto isso, numa perspectiva mais extensa da atividade econômica, há que se destacar o bom desempenho em outros setores como, por exemplo, a indústria, que vem apresentando crescimento na produção, e os exportadores, que mantêm as vendas aquecidas para o exterior.
Shoppings
Alguns shoppings da cidade, porém, apostam em crescimento de vendas muito maior. É o caso do Shopping Curitiba, que espera um aumento de 10% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e um público 15% maior. O Shopping Curitiba aposta na promoção Comprou Ganhou, em que cada R$ 100,00 em compras até o próximo domingo (Dia dos Pais), as notas fiscais poderão ser trocadas por um kit com dois minicopos decorados com temas da arte brasileira. Serão dez mil unidades, em quatro modelos diferentes.
O Shopping Crystal Plaza decidiu unir a campanha do Dia dos Pais a sua liquidação de inverno. Com isso, a expectativa é fomentar ainda mais as vendas, em função não somente dos descontos, mas também das baixas temperaturas. ?Se o frio aparecer, nossa expectativa é de que os lojistas atinjam um aumento de 5% a 8% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado?, comentou a gerente de marketing do Shopping Crystal, Lylian Vargas.
Outro shopping que está apostando nas liquidações para o aumento de vendas para o Dia dos Pais é o Estação. De acordo com o superintendente Marco Aurélio Jardim, a previsão é que as vendas aumentem 20% em relação ao ano passado, e o tráfego de pessoas, em 17%.
