Faturamento de pequenas e médias sobe 49%

São Paulo – O faturamento das pequenas e médias empresas dos setores de comércio, indústria e serviços registrou crescimento real de 49,5% entre 1994 e 2003. O dado foi divulgado ontem, pela Serasa e faz parte de uma pesquisa que analisa os registros contábeis de 32 mil empresas de pequeno e médio porte. De acordo com o estudo, a alta das receitas foi puxada pelos setores de comércio e de serviços, nos quais os aumentos foram de 64,9% e de 54,1%, respectivamente. A indústria teve crescimento de 34,6% no mesmo período.

Os técnicos da Serasa, no entanto, destacam que o lucro dessas empresas continua baixo, o que impede a realização de novos investimentos. Outro problema encontrado pelos pesquisadores é que o faturamento parou de crescer nos últimos três anos, apesar de o acumulado do período mostrar um crescimento acima da inflação. Para 2004, a entidade acredita numa alteração desse quadro com retomada do crescimento.

No período analisado, os pesquisadores observaram que os juros elevados causaram uma retração do uso de recursos do sistema financeiro. Para eles, os juros altos inibem essas empresas a fazer empréstimos e gera uma desvantagem em relação às grandes empresas que têm mais acesso a crédito e podem investir em sua modernização e melhoria de qualidade e gestão.

Outro efeito dos juros elevados, explica a entidade, é que as pequenas e médias tiveram menor despesa financeira e puderam operar com lucro ao longo de toda a década, apesar da baixa rentabilidade. Já as grandes empresas oscilaram momentos de alta lucratividade com outros de prejuízo, afirma o relatório da pesquisa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo