Nova realidade

Faltam funcionários e sobram vagas em diversos setores da economia

Com o desemprego em baixa, as empresas estão com dificuldade em preencher vagas de trabalho ou segurar o funcionário no emprego. Quem depende de profissionais qualificados pode enfrentar ainda mais obstáculos para achar uma pessoa que atenda às necessidades. A solução encontrada por algumas empresas é buscar profissionais de outras localidades ou investir cada vez mais cedo em quem ainda está na universidade.

Mesmo que haja uma diminuição no aquecimento de ofertas de emprego, ainda há muita carência por profissionais qualificados. “As empresas sofrem com esta falta de qualificação. Se for olhar para um contexto mundial, o Brasil tem um déficit de engenheiros. São muitos cursos de graduação, mas poucos formados. Mesmo que caia a demanda nós próximos anos, ainda haverá carência”, avalia Daniella Forster, coordenadora do PUC Talentos, núcleo de empregabilidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

As empresas com uma demanda específica vão para dentro da universidade para realizar seleções ou treinamentos. “Dependendo da necessidade do mercado, há interesse não apenas por formandos, mas também em quem está nos primeiros períodos do curso”, explica Daniella.

Um dos segmentos que mais procura pelo serviço na PUCPR é o de Tecnologia da Informação. Nestes casos, até mesmo os alunos mais jovens podem já participar de atividades específicas com as empresas. “Também propicia uma mudança no modelo de processo seletivo. Querem errar menos e esta é uma maneira de errar menos. Em um mês de treinamento, é possível ter mais contato com o aluno, avaliar a parte comportamental, o que não acontece nas seleções comuns”, afirma Daniella.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna