Faciap e Microsof apóiam empresas de software

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e a Microsoft, que ocupa a primeira posição no ranking mundial das empresas de software, assinam nesta segunda-feira (15), durante cerimônia no Palácio Iguaçu, um termo de cooperação com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de softwares no Estado.

“Esta parceria expressa o apoio da Microsoft às incubadoras tecnológicas e as empresas de tecnologia de informática do Paraná”, observa o presidente da entidade, Jefferson Nogaroli. Segundo ele, o programa é uma forma de tornar as empresas mais competitivas com ferramentas de última geração, além da preocupação com a legalização de software.

Para a Microsoft, a parceria é um empreendimento importante, que vai ao encontro da missão da empresa no Brasil de promover o desenvolvimento sócio-econômico e combater a exclusão digital. “Nossa inspiração vem do uso que pessoas e companhias fazem da informática para realizar seu pleno potencial”, afirma Emilio Umeoka, presidente da subsidiária brasileira. Com o programa Empower, a companhia pretende oferecer às micro e pequenas desenvolvedoras de softwares do Paraná, acesso à plataforma de desenvolvimento e às novas tecnologias.

Criado no ano passado, o programa subsidia as licenças de softwares Microsoft e oferece assinatura ao Programa MSDN (rede de desenvolvedores que conta com um portal e uma revista com informações sobre a plataforma Microsoft) e newsgroups gerenciados.

Para a parceria com a Faciap, serão beneficiadas 15 empresas desenvolvedoras de softwares que preencherem pré-requisitos como estarem inseridas em incubadoras de base tecnológica do Paraná, desde que a incubadora seja parceria de uma associação comercial, participarem de núcleos do projeto Empreender, possuírem um Website e que desenvolvam num prazo de 12 meses ao menos uma solução na plataforma Microsoft. Atendendo a estas condições, os ISVs (Independent Software Vendors – Desenvolvedores Independentes de Software) receberão cinco licenças de produtos como Windows XP, Office XP, Windows Server 2003, SQL Server, Exchange Server, Visual Studio NET, entre outros que, somadas, têm valor de mercado superior a US$ 20 mil. Hoje, a inscrição do Programa custa cerca de US$ 560. A seleção das empresas começa em 1.º de abril. Mais informações podem ser obtidas pelo (41) 309-3000.

Paraná Digital

A assinatura do termo de cooperação será durante o lançamento, em Curitiba, do Programa Paraná Digital, desenvolvido pela Faciap para facilitar a informatização de associações comerciais, micro e pequenas empresas, profissionais liberais, oferecendo novas tecnologias de gestão e negócios por meio eletrônico. O Paraná Digital é um programa que envolve parceria com a Intel, Banco do Brasil, Sebrae e Brasil Telecom. A implantação do programa iniciou-se no final do ano passado. Até hoje, 114 Ace?s já aderiram ao Paraná Digital.

Segundo o gerente geral da Intel Brasil, Paulo Cunha, “o Paraná Digital é um ótimo exemplo. Com o bom uso do programa Proger, programa de geração de emprego e renda do governo federal, em associação com o Banco do Brasil, conseguiu-se as melhores taxas de juros que propiciarão um alto índice de inclusão digital da pequena empresa paranaense. O Paraná Digital colocará o Estado em grande vantagem competitiva, em comparação com o resto do país, sendo um exemplo a ser seguido por todos que procuram estimular a inclusão digital não apenas dos cidadãos, como também das empresas”, conclui.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo