Internet

Facebook permitirá que você faça pagamentos por bate-papo

O Facebook anunciou nesta semana que vai permitir pagamentos pela sua ferramenta de troca de mensagens, o aplicativo mobile Messenger. A rede social disponibilizará a novidade primeiramente em versão beta para alguns perfis comerciais.

A estratégia faz parte do aprimoramento da plataforma de chatbots — em abril, o Facebook abriu o Messenger para que empresas se comuniquem com os usuários da rede social por meio de robôs, os chatbots. Eles imitam ações humanas usando inteligência artificial, como se você estivesse conversando com um atendente real.

Uma limitação da plataforma, no entanto, era que as compras não poderiam ser pagas no bate-papo. Ou seja, ao conversar com um “robô” de uma pizzaria, você até poderia fazer o pedido, mas para pagar era redirecionado para fora do Messenger.

Para implementar a funcionalidade, a empresa de Mark Zuckerberg está trabalhando em parceria com várias companhias de pagamento e crédito, entre ela PayPal, Visa e Mastercad. A previsão é que a funcionalidade esteja disponível em toda a rede até o fim do ano.

Esta não é a única novidade nos chatbots do Messenger. Agora, as empresas poderão fazer links para os bots em seus sites ou nos anúncios do Facebook. Os usuários também poderão compartilhar os chatbots.

Com isso, a empresa norte-americana pretende popularizar a plataforma. Desde seu lançamento, ela foi adotada por 34 mil desenvolvedores do mundo todo na criação de mais de 30 mil de bots.