O governo do Estado e a empresa Luneng Polycity Brasil Ltda. assinaram ontem protocolo de intenções para a instalação de uma unidade produtora de isqueiros domésticos. A fábrica será instalada no município de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O investimento inicial é de R$ 12 milhões. A previsão é que a empresa esteja operando em janeiro de 2003. A indústria vai criar entre 350 e 400 empregos diretos.
A Luneng Polycity tem matriz na cidade de Sandung, na China, e detém 30% do mercado mundial de isqueiros. A produção mensal da indústria é de 15 milhões de unidades. No Paraná, a Luneng prevê produzir 8 milhões de unidades mês, para atender toda a América Latina.
Na assinatura do protocolo, o secretário estadual da Indústria, do Comércio e do Turismo, Ramiro Wahrhaftig, fez um relato à comitiva de empresários chineses sobre a industrialização do Paraná nos últimos anos. “O Estado teve um crescimento excepcional em função do acerto da política industrial”, disse.
Ele lembrou que o projeto liderado pelo governador Jaime Lerner gerou 150 mil novos empregos diretos e mais de 550 mil empregos indiretos. “Os investimentos industriais somam R$ 30 bilhões”, afirmou. “É um processo histórico que ajudou a mudar o perfil econômico do Paraná”.
Para o prefeito Roberto Adamoski, de Quatro Barras, este investimento é um presente para o município, que completa 41 anos de existência. “São bem vindos estes empresários chineses, que tem um histórico de sucesso naquele país, e Quatro Barras os recebe de braços abertos.”
Para Joana Mee Chu, gerente delegada da Luneng Polycity, a assinatura do protocolo com o governo paranaense culmina um projeto que vem sendo desenvolvido há dois anos. “Temos certeza de que vamos atingir nossos propósitos de crescimento na América Latina a partir do Paraná.”
O grupo empresarial pretende à médio prazo desenvolver outros produtos no segmento elétro-eletrônico, tais como fogões elétricos, e equipamentos de distribuição de energia elétrica.