Rodrigo, Michel Kirby e Art Burnham: exportação.

Após três anos testando o mercado brasileiro com a importação de seus carrinhos para transporte de mercadorias e rotas de distribuição, a Magliner Inc. inaugura no Paraná a sua primeira unidade fora dos Estados Unidos. Neste mês iniciou as operações da unidade localizada em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, estrategicamente localizada para se tornar o pólo de exportações para os países da Europa, Ásia e América Latina e que responderá pela expansão da empresa. Na implantação da linha de produção, dispositivos e equipamentos foram investidos na unidade US$ 200 mil dólares.

Segundo Michael Kirby, diretor da Magliner Internacional, o período de testes e sondagem no mercado brasileiro representou um investimento da ordem de US$ 600 mil. Após perceber o interesse nacional pelos produtos e que a importação não era mais interessante devido aos custos, a empresa começou a buscar fornecedores em São Paulo e no Paraná. Então foi feita uma parceria com a Drimec, que atua na fabricação de materiais de movimentação para a indústria automobilística. A localização estratégica de proximidade com o Porto de Paranaguá, São Paulo e mesmo a rota com a Argentina, foram determinantes para a escolha da unidade fabril no Paraná.

A expectativa de Kirby é que em cinco anos a unidade do Paraná absorva de 10 a 15% do mercado de vendas da Magliner mundial, que já atua no mercado norte-americano há 55 anos e atingiu no ano passado um faturamento de aproximadamente US$ 30 milhões. “O Brasil é importante não apenas pela produção, mas desenvolvimento de novos produtos e kits que possam ser exportados para os Estados Unidos e Inglaterra”, disse Kirby. A expectativa é que no próximo ano a unidade do Paraná responda por um faturamento aproximado de US$ 1 milhão e que após cinco anos alcance mais US$ 5 milhões a cada ano.

A produção mundial responde a 150 mil carrinhos por ano. Um dos modelos mais solicitados é um carrinho plataforma de seis rodas que serve para distribuição de mercadorias no interior dos supermercados. O modelo também será testado no Brasil. E também deve ser lançado o carrinho industrial elétrico, fabricado na Áustria e que sobe escadas, facilitando entregas.

A empresa tem no Brasil cerca de 30 clientes, entre os quais McDonald?s, Coca-Cola, Kibon, Ponto Frio, que a partir de agora serão atendidos por produtos nacionais. Devido aos gastos com a importação, os preços dos carrinhos devem permanecer os mesmos, ou seja, a um preço médio de R$ 600,00. Apesar de ser possível encontrar outros produtos semelhantes, o gerente da unidade em Campo Largo, Rodrigo Gimenez, diz que as vantagens estão ligadas à qualidade, durabilidade, leveza e ergonomia dos produtos. A linha de equipamentos inclui carrinhos industriais, plataformas, pallets, fabricados em alumínio, que são hoje encontrados nas operações de transporte em indústrias de bebidas, alimentos, no varejo, plantas industriais.

A Magliner emprega 150 funcionários e mais 20 acabam de ser contratados para trabalhar na nova unidade fabril. A empresa não solicitou (nem recebeu) qualquer incentivo do governo do Estado para a sua instalação no Paraná.

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