Concebida como a primeira fábrica comum da Aliança Renault-Nissan, a unidade de veículos utilitários instalada no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), registrou a marca de 50 mil unidades produzidas no mês de fevereiro. Na planta são fabricados o furgão Renault Master, a picape Nissan Frontier e o utilitário esportivo Nissan Xterra.
Chegar a 50 mil unidades em uma planta de veículos utilitários é fator de grande relevância, principalmente pela complexidade da montagem que torna a cadência dessa linha menor, se comparada a uma linha de automóveis. ?Uma planta de veículos utilitários se caracteriza por uma diversidade muito alta de produtos. Devemos nos adaptar à demanda de cada cliente. Outra característica são as importantes variações de volumes, devido à importância das vendas por licitação?, observa Patrice André, diretor de Fabricação Mercosul.
A inauguração da fábrica de utilitários, em dezembro de 2001, marcou a entrada da Nissan no Brasil como fabricante local de veículos e consolidou a implantação industrial da Renault no País, com a construção de três fábricas em três anos. Com 78.500 metros quadrados de área construída, a unidade VU teve investimentos de US$ 230 milhões e conta com 460 funcionários, gerando mais de 1.000 postos de trabalho indiretos.
A utilização da capacidade instalada vem sendo ampliada ao longo dos anos, saindo de um patamar de 5.500 veículos em 2002 para fechar o ano de 2005 com 15.473 veículos produzidos. O primeiro veículo a sair da linha de produção foi o furgão Master, seguido pela Nissan Frontier (2002) e Xterra (2003). Além de abastecer o mercado interno, o Master segue para o mercado argentino e a Nissan Frontier vai para Argentina e México.
O Master possui uma linha completa de versões, sendo quatro tipos de furgões, dois tipos de minibus e um chassi-cabine. Um diferencial apresentado pela linha Master é o fato de tratar-se de um dos poucos utilitários do mercado brasileiro a contar com transformações homologadas pela fábrica, o que permitiu ao Master ser um dos três primeiros modelos do seu segmento em vendas.
Sérgio Casillas, gerente-geral da Fábrica de Utilitários, observa que a unidade de utilitários do Complexo Ayrton Senna está classificada entre as melhores da Renault e da Nissan. ?Este resultado está baseado na aplicação rigorosa do Sistema de Produção Renault e nas melhores práticas, tanto da Renault como da Nissan, por exemplo, na Segurança do Trabalho e na Qualidade?, afirma.