Exxon inicia venda de gasolina com etanol brasileiro

A petrolífera norte-americana ExxonMobil começou a vender na Nova Zelândia, de forma experimental, gasolina misturada com 3% e 10% de álcool brasileiro, segundo informações do site da Agência Neozelandesa de Eficiência e Conservação Energética (EECA, na sigla em inglês).

Um estudo recente comissionado pela EECA considerou o álcool brasileiro ambientalmente sustentável. "O etanol brasileiro não afeta os preços dos alimentos e é produzido longe da Amazônia. Mesmo considerando (as emissões de poluentes durante) o transporte do etanol, essa alternativa de combustível oferece uma redução de 75% na emissão de gases que provocam o efeito estufa quando comparada ao petróleo", disse Elizabeth Yeaman, gerente do setor de energia renovável da EECA.

A Exxon é a primeira grande petrolífera a oferecer este mix de combustível no país da Oceania. Yeaman disse que a agência tem recomendado que as empresas comecem a oferecer gasolina misturada com álcool. O Parlamento do país discute uma proposta que prevê a adição de 10% de etanol à gasolina.

A mistura da Mobil, chamada de E3 e E10, está sendo vendida em cinco locais do país. Yeaman explicou que a maioria dos veículos pode ser abastecida com o combustível sem que precise passar por quaisquer modificações. A EECA não informou quanto de gasolina misturada ao álcool combustível deve ser vendida nos postos da Exxon.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo