A exposição Criação Paraná, que vai até o dia 13 de outubro, no Moinho Paranaense, em Curitiba, reúne os primeiros 42 produtos desenvolvidos por empresas paranaenses com o apoio do Centro de Design do Paraná, instituição do governo do Estado criada para ajudar a indústria local a se tornar mais criativa e competitiva. “O Centro de Design é mais um passo importante para avançarmos com o processo de industrialização, oferecendo mais diversidade, criatividade, bom gosto e competitividade aos produtos dos nossos empresários”, afirmou o governador Jaime Lerner ao abrir a exposição, na quarta-feira (21) à noite. “Um produto com bom design não significa apenas algo mais bonito ou mais prático. Representa, principalmente, mais valor agregado”, destacou.
Segundo o diretor do Centro de Design, Geraldo Pougy, para chegar aos 42 produtos expostos na mostra foram visitadas 270 empresas do Estado que demonstraram algum interesse em lançar um novo produto no mercado ou desejavam aperfeiçoar o que já faziam. “O resultado não poderia ser melhor. Das 41 empresas selecionadas para o programa, 12 jamais haviam contratado serviços de design e se mostraram muito surpresas e satisfeitas com o que viram”, conta Pougy.
Produtos
Dentre os projetos reunidos na exposição, se destacam 17 móveis e nove produtos da área médico-hospitalar. A maioria é de empresas de pequeno e médio porte. A única grande empresa envolvida, a Electrolux, desenvolveu um novo produto para o mercado de refrigeração de bebidas. Mas, no conjunto, o resultado da mostra é bastante diversificado. Há luminárias incomuns, relógio-ponto digital e peças que, além de utilitárias, se tornam decorativas para o lar.
A mostra ficará dois meses exposta em Curitiba e depois seguirá para outras capitais, para que os produtos ganhem novos mercados. “O nosso trabalho não pára por aqui”, diz Pougy. “Continuaremos a visitar outras empresas paranaenses para apresentar as propostas do programa porque temos certeza de que, agora, a adesão será muito mais fácil, pois elogios e empresários interessados em comprar os produtos é que não faltam.”
O secretário da Ciência e Tecnologia, Ramiro Wahrhaftig, explicou que a criação do Centro de Design, cujas instalações estão no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), foi uma iniciativa do próprio governador Jaime Lerner. “Com sua visão de arquiteto e entusiasta da criatividade, o governador acertou em cheio. Ganhamos uma missão especial: difundir entre as indústrias do Paraná, a força e a eficiência do design como ferramenta da inovação e do valor agregado”.
O prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, lembrou que a criação do Centro de Design é a concretização de um plano antigo do governador Jaime Lerner. “Além da importância do centro como agregador de valor e criatividade, o local valoriza a novo bairro Rebouças com esta exposição”. Cássio também revelou que em breve o Centro de Design do Paraná vai ganhar sede própria. “Será um belíssimo espaço numa antiga olaria às margens da represa do Passaúna.”
Lerner anuncia novo projeto
Durante a inauguração da mostra Criação Paraná, o governador Jaime Lerner anunciou que lança nos próximos dias um novo projeto de estímulo àqueles que estão iniciando atividades em áreas da criação artística. É o projeto Primeira Criação. Segundo o governador, a idéia é apoiar financeiramente escritores, músicos, profissionais de design e artistas em geral que tenham idéias inovadoras.
?Basicamente, queremos incentivar jovens, estudantes dos últimos anos de faculdades de arquitetura, arte e teatro a pôr em prática criações consideradas de bom gosto?, explicou. Os trabalhos, disse Lerner, poderão ganhar financiamento do Banco Social, projeto do governo do Estado que já vem oferecendo crédito a juros baratos a microempresários urbanos e rurais.