Empresários do setor exportador não parecem temer um eventual governo do PT na Presidência da República, mas aguardam quais medidas serão de fato tomadas para estimular o comércio exterior do País. Apesar de avaliarem que o candidato José Serra é mais experiente, admitem que Luiz Inácio Lula da Silva se cercará de uma equipe para tratar do assunto.
?Medo, não há. Existe uma expectativa de como sua equipe apresentará qual vai ser o programa. Está tudo escrito. Agora é tomar ciência e ver como aquilo vai ser executado realmente?, disse o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Benedicto Moreira. ?Não tenho medo. Todos sabem que o Brasil precisa continuar exportando?, disse o presidente do conselho de administração da CoimexPar, Otacílio José Coser. A empresa controla uma das maiores tradings do País, a Coimex. Perguntado sobre qual da duas candidaturas seria preferida para o setor, Coser limitou-se a responder que ?o Brasil é maior que eles todos?.
O presidente da AEB também não explicitou qual candidato seria melhor para o setor exportador, mas marcou diferenças entre os dois candidatos. ?O Serra é um cara experiente, conhece o métier, está na cabeça dele o que tem de fazer. Ele é profissional do setor. O candidato Lula tem qualidades, mas é novo no setor. Então, sua equipe vai ter de formular as posturas de comércio exterior?.
Moreira avalia que os dois candidatos têm a exata noção da importância do comércio exterior para o País. Ele disse que neste setor ?não tem amador? e ?nem nenhum ingênuo? e disse que o governo tem de dar retarguada em questões como tecnologia, financiamento às exportações, logística e redução de entraves burocráticos. ?Se o próximo governo fizer estas coisas, o resto os empresários sabem fazer?, afirmou.