As exportações de soja pelo Porto de Paranaguá já chegaram 2,157 milhões de toneladas do início do ano até o último dia 21. O resultado é quase o dobro maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando as vendas externas do produto chegaram a 1,136 milhão de toneladas. Só nas três primeiras semanas de abril, as exportações de soja pelo porto chegaram a 873 mil toneladas, ou cerca de três vezes mais ao verificado em igual período do ano passado, quando o resultado foi de 273 mil toneladas.
A expectativa da APPA é exportar 6 milhões de toneladas de soja em grão neste ano, 1 milhão a mais que o registrado em 2002. Com os embarques realizados de janeiro até agora, o Porto de Paranaguá alcança mais de um terço da sua meta de exportação, faltando ainda pelo menos 3 meses para a diminuição do ritmo das operações.
Outro item do complexo soja que registrou aumento foi o óleo vegetal. De 1.º a 21 de abril deste ano foram exportadas 75.251 toneladas, contra as 67.960 toneladas do mesmo período de 2002. No acumulado do ano (de 1.º de março até 21 de abril) foram exportadas 369.553 toneladas em 2003, contra as 230.105 toneladas no ano passado, um aumento de mais de 60% nos embarques.
Enquanto o grão e o óleo vegetal registram aumento nos embarques, o terceiro produto do complexo soja, o farelo, sofre queda na sua movimentação. Em abril, até o dia 21, foram 286.631 toneladas contra as 407.240 toneladas do ano passado, uma variação negativa de 29,6%. No acumulado do ano, a queda percentual na exportação de farelo foi um pouco menor. De janeiro até o dia 21 de abril deste ano foram 1.166.006 toneladas contra as 1.484.713 toneladas de 2002, uma baixa de 21,4 % na variação anual de movimentação. Essa tendência, entretanto, historicamente se reverte ao final do pico de embarques da soja em grão, já que o produto tem mercado o ano todo.
Navios ao largo
Ontem, o Porto de Paranaguá recebeu 14 navios. Deste total, 5 embarcavam produtos do complexo soja, num total de 344.964 toneladas. Os principais países de destino das cargas continuam sendo a China e nações da Europa.
Ao largo, 22 embarcações aguardam para receber cargas, na sua maioria do complexo soja e também de milho, que nos últimos dias vem registrando aumento nas exportações.
Entre os navios que permanecem ao largo, 7 esperam para embarcar soja (num total de 403.050 toneladas), 7 para farelo (204.626 toneladas), 3 para milho (170.750 toneladas), 4 são embarcações mistas para recebimento de soja e farelo (190.180 toneladas), uma para embarque de soja e milho (39.500 toneladas) e uma para recebimento de milho e farelo (27.600 toneladas).
Nas próximas 48 horas, 17 navios estão sendo esperados para atracar no Porto de Paranaguá. Do total, 2 são para embarque de farelo de soja (equivalente a 86.500 toneladas) e 2 para embarque de 40.300 toneladas de óleo de soja.
Caminhões
O volume de caminhões que passaram pelo Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá desde a última quinta-feira, dia 17, até o dia 21 de abril, representa fielmente como vem se comportando o recebimento e envio de produtos pelo Porto de Paranaguá. Nestes 5 dias, mais de 6,2 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem, uma média de 1.250 caminhões/dia.
Assim como as exportações de soja, que neste mês já alcançaram 90% de incremento em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de carretas também é superior a 2002. De 1.º de janeiro até o dia 21 deste mês, 119.779 caminhões passaram pelo Pátio de Triagem, contra os 79.090 caminhões do ano passado, representando um aumento de 51%.
O destaque fica por conta dos caminhões carregados com soja, que no ano passado representaram 38.571 unidades e neste ano somam 78.329 veículos. Os caminhões carregados com farelo são cerca de 4 mil unidades a mais que em 2002, os carregados com açúcar sofreram queda de quase 4 mil veículos e os veículos carregados com milho mantiveram o volume de 20,8 mil unidades.