O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá registrou, no primeiro trimestre do ano, aumento de 20% na movimentação dos granéis, em relação ao mesmo período de 2013. De janeiro a março de 2014, o volume de grãos exportado – soja, milho e farelo de soja – foi de aproximadamente 4 milhões de toneladas.

continua após a publicidade

Considerando apenas a soja em grão, no primeiro trimestre, foram exportados 2,5 milhões de toneladas, volume 144% maior que o registrado no período, no ano passado. Já o farelo, foram 835,2 mil toneladas exportadas e, de milho, pouco mais de 500 mil.

“Considerando a produtividade que temos alcançado nestes primeiros meses do ano, acredito que passaremos das 17 milhões de toneladas de grãos previstas para este ano”, comenta o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

Segundo ele, a quantidade de caminhões que chega para descarregar grãos no Porto de Paranaguá também aumentou: está 25% maior do que o que se registrou no primeiro trimestre de 2013. “Nesse primeiro trimestre, recebemos quase 100 mil caminhões no Pátio Público de Triagem. Apesar desse total representar mais de 25 mil caminhões a mais do que foi recebido no período, no ano passado, continuamos sem registro de filas ou transtornos nos acessos ao Porto, graças ao trabalho em conjunto com os operadores portuários”, afirma.

continua após a publicidade