As exportações de açúcar a granel pelo Porto de Paranaguá alcançaram, no acumulado do ano, um volume 98% maior que o verificado no mesmo período em 2007. O Porto exportou 365.838 toneladas entre janeiro e 19 de março deste ano, contra 184.939 toneladas em igual período no ano passado. Dados fornecidos pelo setor de estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) mostraram que, em 2007, a exportação do produto rendeu US$ 694,4 milhões, o equivalente a 6% da receita cambial gerada no ano passado.

continua após a publicidade

O açúcar a granel embarcado até meados de março é o resíduo da safra colhida em 2007 e que ainda está sendo escoada, cumprindo contratos já firmados. Segundo Pérsio Souza de Assis, gerente-geral do terminal Pasa, que atua exclusivamente com açúcar no Porto de Paranaguá, a tendência é que até o fim deste mês ainda haja mercadoria da safra passada para ser embarcada. Depois disso, começam os embarques da safra 2008.

?Em março serão embarcados os últimos navios da safra anterior. Os embarques atrasaram em virtude de alguns fatores, como a alta dos fretes dos navios, num momento em que o preço do açúcar caiu. Agora vemos certo equilíbrio em função da recuperação dos preços do produto, mesmo com os fretes ainda em alta?, avaliou Assis.

Em 2007, a empresa foi responsável pela totalidade das exportações de açúcar a granel no Porto de Paranaguá, com dois milhões de toneladas embarcadas. A previsão da Pasa para 2008 é alcançar 2,6 milhões de toneladas, com um mercado mais consolidado, principalmente o russo, que é o maior comprador, e com a ampliação de áreas de plantio das usinas instaladas no interior do Estado.

continua após a publicidade

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, estima que a produção da safra paranaense de cana-de-açúcar, da safra 2007/2008, fique entre 50,6 milhões e 55,2 milhões de toneladas. O montante é 16,5% maior que a safra anterior, quando foram produzidas 45,4 milhões de toneladas. A área cultivada crescerá 16%, passando de 536.071 hectares para 622.506 hectares plantados.