O desempenho das exportações brasileiras tem sido melhor do que a expectativa, afirmou nesta segunda-feira, 3, o diretor de estatística e apoio à exportação do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Herlon Brandão. Segundo ele, a alta de preços tem favorecido a balança comercial do País, embora haja “ligeira retração” nas quantidades embarcadas.

continua após a publicidade

“A exportação tem se mostrado mais positiva do que o esperado, o que favorece as contas externas”, disse Brandão. O diretor destacou ainda que houve crescimento nas importações, o que é indicativo de melhora na atividade doméstica.

continua após a publicidade

A expectativa, segundo ele, é encerrar o ano com um saldo semelhante ao do ano passado, quando houve superávit de US$ 47,692 bilhões.

continua após a publicidade

No primeiro trimestre deste ano, os preços dos produtos brasileiros exportados subiram 22,3%, com destaque para preços de petróleo, minério de ferro, soja, carne de frango e automóveis. Apesar disso, a quantidade exportada recuou 1,7% em relação a igual período de 2016, com destaque para milho, café e açúcar. “São questões de safra”, explicou.