As exportações de açúcar feitas pelo Porto de Paranaguá de janeiro a junho deste ano somaram 877 mil toneladas, o que representou crescimento de 54% em relação as 568 mil toneladas registradas no mesmo período do ano passado. Uma das principais contribuições para o incremento no volume de embarque é a presença do terminal da Paraná Operações Portuárias (Pasa), exclusivo para movimentação de açúcar, que começou a operar em abril.
Até junho, o terminal da Pasa havia embarcado 306 mil toneladas de açúcar, volume que deverá subir para 405 mil toneladas até o final deste mês. Isso significa que o terminal vai exportar, em apenas três meses, metade do volume total previsto pela empresa para o ano todo, que é de 800 mil toneladas.
?O bom desempenho do terminal da Pasa é mais uma demonstração de que os investimentos feitos pelo setor privado no porto revertem em benefícios para toda a economia do Estado?, disse o superintendente do Porto de Paranaguá, Osiris Stenghel Guimarães. Com o terminal da Pasa, o porto passou a atuar com mais força num mercado que é bastante promissor em todo o mundo.
O Governo do Paraná manteve a administração portuária sob controle do Estado, mas abriu o setor para investimentos privados. Como resultado desta política os portos de Paranaguá e Antonina receberam de 1995 para cá R$ 484,4 milhões em investimentos. O porto ampliou e melhorou as estruturas do corredor de exportação (por onde escoam os produtos agrícolas). Empresas privadas implantaram e estão operando terminais exclusivos para movimentação de contêineres (produtos industrializados), de veículos e de fertilizantes.
O mais recente grande investimento privado foi, justamente, o do terminal da Pasa. Pertencente a nove empresas do setor sucro-alcooleiro do Norte do Paraná, o terminal recebeu investimentos de R$ 20 milhões e tem capacidade para escoar até 1,2 milhão de toneladas de açúcar a granel por ano. A estrutura está equipada com moega, com capacidade para 10 mil toneladas por dia de açúcar das quais 8 mil transportadas por via férrea.
O terminal tem um calado (profundidade do mar) de 37 pés, o que possibilita operação com navios de até 60 mil toneladas. ?Trata-se do primeiro e único terminal do Sul do País com essas características?, destacou Assis.