O governador Roberto Requião abre hoje, oficialmente, a 46.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina e 14.ª Internacional, que começou ontem e vai até o próximo domingo (16). O evento é considerado o maior da América Latina, envolvendo simultaneamente os setores agropecuário e industrial. A expectativa dos organizadores é de que a exposição movimente R$ 160 milhões, valor equivalente ao faturado na edição de 2005. Também é esperado um público recorde de 1,1 milhão de pessoas.
O vice-governador Orlando Pessuti e o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas, visitaram o Parque Governador Ney Braga onde estão reunidas atrações, como exposição de animais, novidades tecnológicas voltadas aos diferentes segmentos do agronegócio e eventos técnicos de interesse do setor agropecuário.
Ribas destacou o apoio da Secretaria em ações e eventos que, realizados durante a Exposição, atraem pessoas interessadas em questões relacionadas à agropecuária, bem como, representantes do setor produtivo. ?O Fórum Nacional de Secretários da Agricultura (FNSA), o 2.º Encontro Estadual do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), as unidades didáticas expositivas do Via Rural, os eventos técnicos, como seminários e encontro de produtores, são eventos que contam com a participação direta da Secretaria da Agricultura?, comentou Ribas.
Para o secretário da Agricultura, a Exposição de Londrina reúne iniciativas e avanços que comprovam o potencial do setor agropecuário do Paraná e sua importância no cenário econômico nacional. Além de destacar a mostra de máquinas e equipamentos agrícolas, Ribas elogiou as conquistas relacionadas à genética animal. ?Em Londrina, temos a vitrine do que se faz e já se conquistou em relação ao melhoramento genético das diferentes raças zebuínas. Aqui, é possível encontrar o que há de melhor nesse segmento?, informou.
Na Via Rural, área em que estão reunidas 37 unidades didáticas expositivas, a Emater e entidades parceiras apresentam propostas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável.
Entre as atividades demonstradas didaticamente, estão técnicas voltadas à produção de café, grãos, frutas, peixe, abelha, avestruz, ovelhas e cabritos, leite, pecuária de corte, aves e pastagens. Todas as unidades são monitoradas por técnicos da Emater e parceiros.
Exposição
De acordo com a Sociedade Rural do Paraná, que promove o evento, a Exposição de Londrina reúne 50 expositores. Ao todo, mais de nove mil animas estão expostos. (AEN)