Sinal Falho

Expansão da TV paga acompanha enxurrada de reclamações

O crescimento da contratação dos serviços de TV por assinatura no País é acompanhado da disparada nas reclamações contra as operadoras. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou o primeiro trimestre de 2012 com 13,7 milhões de domicílios com TV paga, uma expansão de 7,31% em relação ao trimestre anterior. Porém as denúncias contra as prestadoras deste serviço estão entre as mais recorrentes entre os atendimentos feitos na própria Anatel e na Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon-PR).

No ano passado, a central de atendimento da Anatel recebeu cerca de 110 mil reclamações contra as empresas de TV por assinatura. De janeiro a maio de 2012 o Procon-PR realizou 869 atendimentos relativos a TV a cabo – 659 orientações e 208 protocolos de reclamações. Entre essas reclamações está a do funcionário público Antônio Alves.

No dia 23 de abril, ele comprou uma antena da operadora Sky com objetivo de obter o serviço Sky Livre, que não exige pagamento de mensalidade. Dois dias depois o equipamento foi entregue em sua casa, em Colombo, mas a novela da instalação e funcionamento do aparelho só estava começando. “Os técnicos de instalação nunca conseguiam uma data e ainda por cima não vieram em dois horários combinados. Só consegui instalar a antena no dia 15 de maio”, conta Antônio.

Com equipamento instalado, o funcionário público sofreu para que o sinal fosse liberado. Foram oito protocolos de reclamação na operadora e uma série de denúncias à central de atendimento da Anatel. Após a maratona de ligações, o sinal da antena de Antônio só foi liberada no último dia 3 de junho. “Acho que isso só aconteceu porque é um plano sem assinatura. Mas eu comprei uma antena deles e também sou cliente. Se tivesse um plano pago, com certeza já tinha liberado o sinal antes”, desabafa.

Em nota, a Sky pediu desculpas pelo transtorno causado e informou que um dos seus objetivos é atender a todos os clientes com qualidade e o mais prontamente possível. Segundo o Procon/PR, do dia 1º de janeiro até 31 de maio deste ano, houve 353 ocorrências relacionadas à operadora, sendo 329 orientações e 24 reclamações. Entre os problemas mais reclamados estão: cancelamento de serviço, cobrança indevida e dúvidas sobre a conta.

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