Reconhecer a atuação de bons executivos no mercado financeiro e incentivar o aprimoramento de jovens profissionais da área são os grandes objetivos do Prêmio Equilibrista, considerado o Oscar do mundo das finanças.
Este ano, a premiação, realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (Ibef-PR), tem como vencedor o vice-presidente do Grupo Battistella, Marcos Perillo, especialista na reestruturação financeira, administrativa e societária de empresas, medida que tem se destacado como divisor de águas entre as empresas.
Para ele, o reconhecimento trazido pelo prêmio é fruto de todos os trabalhos realizados durante a carreira. Perillo, que começou atuando no Mercado de Capitais na área de Open Market do antigo banco Multiplic, no Rio de Janeiro, passou por experiências diversificadas até ocupar a vice-presidência do Battistella. Trabalhou como sócio-diretor de uma ativa Distribuidora de Valores e até abriu um pub que não deu certo, mas modificou os rumos profissionais.
A partir dessa experiência o executivo pôde compreender a importância da reestruturação de uma empresa em seus vários setores, desde o financeiro até o social.
Separando o joio do trigo
As experiências vivenciadas no ramo de administração tornaram possível a especialização de Perillo na área de reestruturação empresarial, ação que visa identificar os pontos positivos e negativos dentro da organização e traçar um planejamento para que lucros sejam maximizados e gastos cortados.
“Especialmente no Grupo Battistella isso ocorreu, antes um Grupo multissetorial e, consequentemente sem muito foco. Hoje, depois da reestruturação, sabemos realmente nossos pontos fortes e nossa vocação”, conta Perillo.
Com toda a bagagem adquirida, Perillo afirma que o Prêmio Equilibrista é um incentivo para todos os profissionais, mesmo para aqueles que já têm anos de experiência, e faz um alerta para jovens executivos que desejam alcançar o sucesso. “Administrador e empreendedor precisam estar integrados.
De nada adianta ter uma boa ideia sem alguém para administrar, e vice-versa. Além disso, disciplina, dedicação e força de vontade são os ingredientes necessários para uma carreira bem-sucedida”, afirma o profissional.