O ex-presidente do Banco Central (BC) Gustavo Franco afirmou nesta quinta-feira (13) que a economia viverá uma nova fase assim que Barack Obama assumir a Presidência dos Estados Unidos, no dia 20 de janeiro do próximo ano.
“Ele (Obama) tem anunciado que tomará iniciativas para uma retomada da economia”, disse o economista em entrevista à imprensa, antes de ministrar palestra sobre o futuro do crédito no ano que vem.
Segundo Franco, o Brasil deve ficar atento aos novos rumos dos Estados Unidos a partir de janeiro. “Nosso crescimento em 2009 dependerá do pacote americano”, disse ele, observando que, dependendo das medidas, o Brasil poderá ter desempenho diferente do que se projeta hoje, por exemplo. “As possíveis resoluções podem trazer melhoras antes que as raízes da crise entrem profundamente”.
O ex-presidente do Banco Central ressaltou que a crise financeira internacional, por hora, afetou apenas dois setores: crédito e câmbio. “Estas são as duas portas de entrada, mas não significam que sejam as únicas. Tudo dependerá das próximas decisões de Obama”.
O economista lembrou que a experiência de outras crises deixou o Brasil bem preparado: “Nosso sistema bancário está forte, capitalizado e em plena expansão. Estávamos em um bom momento quando a crise se agravou, por isso, reagimos bem”, disse Franco.
Ele elogiou as medidas tomadas pelo Banco Central para restaurar o crédito no país e garantir a liquidez, mas não fez previsão alguma sobre o futuro: “Ainda é precipitado falar em como o crédito se comportará no ano que vem.”