A agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, afirmou que o déficit orçamentário da Grécia no ano passado atingiu 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e pode ser revisado para um número ainda mais alto. O governo grego respondeu ao anúncio dizendo que permanece comprometido em alcançar suas metas para este ano e que tem tomado todas as medidas necessárias para cumprir seu programa de austeridade de três anos.
A revisão feita pela Eurostat apresentou um déficit orçamentário maior do que o de 12,7% do PIB calculado pelo governo grego no fim do ano passado e que o governo prometeu cortar por meio do seu programa de estabilidade e crescimento de três anos. Em 2010 o governo pretende ter um déficit de 8% do PIB. “O anúncio (da Eurostat) não altera a meta para redução do déficit em ao menos quatro pontos porcentuais do PIB em 2010”, disse o Ministério de Finanças da Grécia em um comunicado.
Desde o fim do ano passado, o governo da Grécia vem anunciando uma série de medidas de austeridade, incluindo maiores impostos e cortes de gastos, que afirma irão reduzir o déficit do país em mais de seis pontos porcentuais do PIB ou mais de 10 bilhões de euros (US$ 13 bilhões). O ministério grego afirmou que a revisão feita pela Eurostat é consequência de uma redução da estimativa para o PIB da Grécia, bem como de uma reavaliação das contas financeiras dos fundos de pensão do país. As informações são da Dow Jones.