Europa vai emprestar 3 bilhões de euros às montadoras

O setor automotivo da União Europeia recebeu mais ajuda financeira nesta quinta-feira. O governo da França concordou em fornecer à Renault Trucks um empréstimo emergencial de 250 milhões de euros (US$ 323,1 milhões) e o Banco Europeu de Investimentos (EIB, na sigla em inglês) afirmou que vai emprestar 3 bilhões de euros para a indústria automotiva do bloco.

O empréstimo para a Renault Trucks, subsidiária da sueca Volvo, será concedido sob condição de que a companhia não corte empregos ou feche fábricas na França neste ano. A companhia vai tomar o empréstimo em março ou abril, segundo o diretor-administrativo, Stefano Chmilewski. O executivo alertou, no entanto, que alguns trabalhadores serão dispensados temporariamente por causa da pequena encomenda à indústria.

O EIB, braço de financiamento de longo prazo da União Europeia, informou que, além da aprovação de novos empréstimos no valor de 3 bilhões de euros, planeja apresentar uma proposta de outra ajuda ao problemático setor automotivo do bloco, de 2,8 bilhões de euros, para seu conselho de diretores avaliar em abril e maio.

BMW, Daimler, Fiat, Peugeot Citroën, Renault e Volvo, que é uma unidade da Ford Motor, estão entre as companhias que receberiam os empréstimos, segundo o EIB. A maior parte dos empréstimos irá para projetos que pretendem aumentar a eficiência no consumo de combustível e cortar as emissões de dióxido de carbono pelos veículos. As informação são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna