A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que a Europa emergirá como uma economia mais forte da crise da dívida soberana. “Nós não queremos que a crise seja simplesmente superada”, afirmou Merkel em um discurso no Parlamento. “Nós queremos que a Europa saia mais forte da crise e eu estou profundamente convencida de que nós conseguiremos alcançar isso.”

continua após a publicidade

A chanceler defendeu o compromisso recente sobre o plano orçamentário de médio prazo da União Europeia e avaliou que há chances de obter a aprovação do Parlamento Europeu para a proposta.

Ela disse também que um acordo comercial entre os EUA e a União Europeia é “de longe o projeto futuro mais importante” dos 27 membros, se a Europa quiser manter seus interesses e valores no mundo globalizado. Segundo ela, esse movimento será “não apenas um acordo, mas um projeto de crescimento verdadeiro”.

As negociações deverão começar no primeiro semestre deste ano, afirmou Merkel, acrescentando que o governo da Alemanha apoiará fortemente o processo.

continua após a publicidade

Na semana passada, os EUA e a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciaram o lançamento formal das negociações sobre um pacto de livre comércio, que deverá enfrentar obstáculos significantes.

A UE está ansiosa para iniciar negociações sobre um acordo, que, segundo autoridades, vai dar um impulso muito necessário para a economia do bloco afetada pela recessão. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade