Europa precisa de mais crescimento, diz Merkel

Depois de progredir no fortalecimento dos controles orçamentários e na redução dos níveis de dívida, a Europa precisa tomar medidas para impulsionar o crescimento econômico, afirmou a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em uma entrevista conjunta para vários jornais europeus. “A Europa precisa de mais crescimento e empregos”, disse Merkel, segundo o espanhol El País. “A Europa precisa se fortalecer diante da concorrência global”, acrescentou.

Os líderes europeus vão se reunir no dia 30 e pretendem finalizar um novo pacto fiscal que tem como objetivo solucionar os excessos de gastos orçamentários e a rápida acumulação de dívida que provocaram a atual crise da zona do euro. Mas, como a economia da região está entrando em uma nova desaceleração, os líderes estão elevando a pressão para que sejam propostas novas estratégias de crescimento.

Na entrevista, Merkel descartou pacotes de estímulo custosos, mas disse que existem recursos da União Europeia para desenvolvimento econômico que poderiam ser usados de uma melhor forma. “Estou pensando sobre a ajuda a pequenas empresas e os fundos para pesquisas e para jovens”, disse. Merkel também defendeu novas reformas estruturais que possam estimular a economia, como mudanças nos mercados de trabalho. “Na Espanha, por exemplo, 40% dos jovens estão desempregados, o que é resultado da legislação, entre outros fatores”, afirmou a chanceler. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna