As varejistas norte-americanas registraram vendas moderadas em fevereiro, en razão de fatores contraditórios, como o aumento da folha de pagamento de impostos e posteriores reembolsos de imposto de renda, que foram contrabalançados por um mercado de ações vibrante e melhores relatórios do setor imobiliário. Os consumidores precisaram enfrentar também no mês passado os preços mais elevados da gasolina e uma severa tempestade de neve. A tempestade prejudicou varejistas em locais densamente povoados no Nordeste do país devido a inundações e outros danos, bem como os próprios esforços dos consumidores para se recuperarem.
Segundo a pesquisa da Thomson Reuters, 11 varejistas, que divulgam relatórios mensais, disseram que as vendas no quesito mesmas lojas, excluindo as farmácias, apresentaram uma alta média de 3,9% em fevereiro. No mesmo período do ano passado, as vendas subiram 7,4%.
Embora um número menor de uma dúzia de varejistas ainda precise apresentar seus relatórios mensais das vendas no quesito mesmas lojas, a mensagem é muito consistente: fevereiro foi um mês para ser superado. Muitas varejistas que ainda não informaram vendas mensais – incluindo a rede Walmart, Target, e Kohl’s Corp. – citaram fraqueza em fevereiro, quando apresentaram os resultados do quarto trimestre de 2012 no mês passado.
A lista de varejistas que publicavam os dados das vendas mensais caiu dramaticamente em relação ao seu pico de 68, em 2005. Com o mês de fevereiro marcando o início do novo ano fiscal, a lista está agora sem grandes nomes do setor, como Target, Kohl’s e Macy’s.
O fato de que poucas varejistas estejam reportando os dados de suas vendas não significa que o relatório tenha tornado-se irrelevante, mas que possui informações limitadas sobre o varejo e à saúde dos consumidores, avaliam analistas.
A Gap disse que suas vendas no quesito mesmas lojas subiram 3% em fevereiro, superando a alta de 2% esperada. As vendas da Gap Global avançaram 2%, enquanto as da Banana Republic Global recuaram 5% e as da Old Navy Global aumentaram 6%.
A Costco Wholesale Corp., que opera 622 lojas, incluindo 448 nos EUA e Porto Rico, registrou uma crescimento de 6% das vendas, ante projeções de 4,8%.
As vendas da Limited Brands Inc. subiram 3%, acima da previsão de crescimento de 2,6%. A divisão Victoria’s Secret da empresa registrou um aumento de 5% das vendas, enquanto a divisão Bath & Body Works teve vendas estáveis.
A TJX Cos. afirmou que suas vendas subiram 1% em fevereiro, superando a alta de 0,4% esperada. A Ross Stores Inc. teve queda de 1% das vendas, contrariando o aumento de 1,1% esperado. A Stein Mart Inc. disse que suas vendas subiram 0,6%, acima da projeção de estabilidade das vendas. A Zumiez registrou um declínio de 8,9% das vendas, bem cima da queda de 1,9% prevista. As informações são da Dow Jones.