EUA suspendem importação de foie gras da França

Algumas horas depois que a União Européia proibiu a importação de frango e derivados dos Estados Unidos por causa da gripe do frango, o governo de George W. Bush suspendeu a importação de carne e produtos derivados da França, alegando “motivos de segurança”. Segundo o Ministério da Agricultura francês, produtos como salsicha, presunto e o foie gras, o patê de fígado de ganso, foram afetados pela suspensão.

Os Estados Unidos teriam proibido a importação de carne e derivados depois que uma equipe de autoridades agrícolas americanas visitou 11 empresas francesas que tinham a permissão para exportar esses produtos para o país.

Autoridades americanas afirmaram que a decisão foi tomada por problemas ligados principalmente à questão de higiene.

Em declaração oficial, o Ministério da Agricultura francês rejeitou as afirmações americanas.

“A França não concorda com as declarações feitas pelas autoridades americanas nem com as conclusões que eles acham ser necessárias para tomar estas medidas”, afirmou o ministério francês.

O ministro da Agricultura da França, Herve Gaymard, viajou a Washington no início da semana para apresentar as medidas tomadas pelas empresas francesas para alcançar os padrões de higiene especificados pelos EUA. Mas, mesmo assim, os EUA suspenderam as importações.

A visita da equipe americana à França ocorreu entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro. Motivo da discórdia

A União Européia e o México anunciaram a suspensão de compra de ovos e frangos dos EUA para evitar contaminação pela influenza aviária, a gripe do frango. O vírus encontrado no Texas, de alta periculosidade para as aves, motivou as medidas.

No caso da UE, a barreira é válida por pelo menos um mês para ovos e frangos de um dia. Já o México anunciou que não comprará ovos, frangos e todos os seus derivados provenientes de criadouros norte-americanos até que as autoridades de agricultura daquele país mostrem medidas efetivas para a erradicação do vírus que causa a doença.

Os EUA enfrentam uma crise devido ao surgimento no país de um caso de mal da vaca louca em dezembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo