Os EUA decidiram levantar sua objeção à candidatura do Irã à OMC (Organização Mundial do Comércio) como forma de respaldar os esforços diplomáticos europeus para levar o Irã a renunciar a seu programa nuclear. A decisão foi anunciada ontem pelo Departamento de Estado dos EUA.
Segundo comunicado da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, o presidente americano, George W. Bush, ?decidiu que os EUA irão retirar sua objeção à candidatura do Irã à OMC e considerará, estudando caso a caso, a entrega de peças de reposição para aviões civis?.
A secretária de Estado disse que a decisão procura ?respaldar? os esforços empreendidos do Reino Unido, da Alemanha e da França para dissuadir o governo iraniano de continuar com seu programa nuclear.
?Falta de cooperação?
No início deste mês, o presidente Bush disse estar disposto a ajudar os países europeus a negociar com o Irã o abandono de suas aspirações nucleares e criticou esse país pelo que chamou de ?falta de cooperação?.
?Disse a nossos amigos europeus, que levem adiante as negociações em nome do resto do mundo, pois quero ter certeza de que este processo progrida e buscamos formas de ajudar?, afirmou Bush.
Rice disse na época que o Irã não mostrou ?nenhum indício? de que esteja pronto para renunciar ao seu programa nuclear. ?O mundo está chegando a uma posição unida sobre o Irã: a de que o Irã não deve ter acesso a armas nucleares e que existem preocupações legítimas sobre as atividades nucleares do Irã.?