EUA: Republicanos de centro pedem fim de paralisação

Um grupo de republicanos de centro está pressionando o presidente da Câmara, John Boehner, a encontrar maneiras de encerrar a paralisação parcial do governo, anunciaram parlamentares nesta quarta-feira.

Alguns membros desse grupo se reuniram com Boehner duas vezes hoje, procurando maneiras de resolver o impasse orçamentário, incluindo a aprovação de um projeto temporário de financiamento sem exigências para mudar a reforma da saúde.

Esses membros temem que o partido possa ser visto como principal culpado pela paralisação parcial do governo norte-americano e que as consequências desta imagem poderão prejudicá-los nas eleições do Congresso no ano que vem.

O deputado republicano Peter King acusou políticos mais conservadores da Casa de tentarem “sequestrar o partido”. King foi um dos 12 republicanos da Câmara que votaram contra o projeto de lei de Boehner. A ideia de Boehner era condicionar a manutenção das operações do governo ao adiamento da reforma da saúde, também conhecida como Obamacare.

King disse que um número crescente de republicanos – talvez até cem membros do partido – estão se cansando dessa ala do partido.

“Estamos procurando formas de quebrar o impasse e reabrir o governo o quanto antes”, disse o republicano Michael Grimm, a caminho de sua segunda reunião do dia com Boehner. Segundo ele, o grupo de 16 a 18 republicanos “pragmáticos” da Câmara está crescendo na medida em que aumenta a frustração dos parlamentares com o fechamento parcial do governo.

Os republicanos temem que sua posição de negociação esteja se enfraquecendo dias antes do debate sobre o teto da dívida. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna