O governo dos EUA prometeu à China, durante o Diálogo Econômico e Estratégico do último final de semana em Washington, que continuará a emitir títulos do Tesouro indexados à inflação (Tips, na sigla em inglês), disse uma fonte familiarizada com o assunto.

continua após a publicidade

A promessa ocorre num momento em que Pequim, maior detentora de títulos da dívida do governo norte-americano, está cada vez mais preocupada com a segurança de seu investimento, por causa da desvalorização do dólar e da expectativa de um aumento da inflação nos EUA.

A posição dos EUA não apenas servirá para, até certo ponto, tranquilizar os chineses, como também poderá alimentar as expectativas do mercado de um aumento na oferta de títulos indexados à inflação no longo prazo, disseram analistas.

“Os EUA estão e continuarão comprometidos com a emissão dos Tips”, diz um esboço do comunicado oficial do Diálogo, segundo a fonte. “Atualmente, estamos conduzindo uma revisão da política a fim de determinar a proporção ideal de Tips no conjunto das emissões e continuaremos a levar em conta as opiniões dos participantes do mercado”, acrescenta o documento. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade