As relações comerciais entre Estados Unidos e China são o tema de discussão de um evento entre representantes dos dois países em Washington, que ocorre nesta quarta-feira. O secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, abriu a conferência afirmando que as relações entre Washington e Pequim são importantes, mas ressaltou que os EUA precisam de uma relação mais “justa e balanceada” com a China.
Em um breve discurso, Mnuchin comentou que o foco da China no consumo doméstico pode beneficiar os EUA. As relações entre os dois países são o principal tema de discussão do evento, com Mnuchin prometendo uma “conversa franca” com os representantes chineses para gerar um melhor nível para as empresas americanas. De acordo com o secretário do Tesouro, Washington e Pequim precisam trabalhar “bilateral e multilateralmente” para a promoção de uma economia global sustentável.
O vice-primeiro-ministro chinês, Wang Yang, também esteve presente na abertura da conferência e disse que o diálogo entre as duas partes não irá resolver todos os problemas, mas um conflito prejudicaria os interesses tanto da China quanto dos EUA. Segundo Mnuchin, os EUA esperam aumentar o foco em compromissos específicos com a China.