EUA investigam práticas do J.P.Morgan em Hong Kong

Uma investigação está sendo conduzida por autoridades americanas para investigar práticas do J.P.Morgan em Hong Kong em um tema que afeta muitos bancos de investimentos: a contratação de filhos de oficiais chineses ou “relações de negócios com certos clientes”, de acordo com documentos encaminhados à Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana).

De acordo com o jornal The New York Times, a SEC está especificamente apurando a contratação de filhos de oficiais chineses e como essas contratações podem ter beneficiado o banco de investimentos a ganhar transações e novos negócios.

Por exemplo, o banco contratou o filho do agora presidente do grupo Everbright e a filha de uma autoridade chinesa da companhia de estrada de ferro. O J.P. Morgan conseguiu ganhar vários contratos com o conglomerado Everbright e ajudou a gerenciar mais de US$ 5 bilhões da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações da estatal China Railway Group.

A porta voz do banco em Hong Kong, Marie Cheung, disse neste domingo que o J.P.Morgan irá cooperar integralmente com as autoridades, se referindo às investigações. Por enquanto, nem o J.P Morgan nem as pessoas contratadas estão sendo acusadas de fazer algo errado, de acordo com os documentos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna